Quem é o mergulhando na conservação?

O Mergulhando na conservação integra pesquisa científica e sociedade em prol da conservação da raia-chita

O projeto não só facilita o acesso à informação, como também promove o pertencimento e reconhecimento da população geral como ator essencial para a conservação da biodiversidade. Acreditamos que a sensibilização ambiental é uma semente, a qual deve ser plantada, nutrida, e que a partir do momento em que suas raízes se desenvolvem, a consciência e o conhecimento disseminados irão gerar frutos, desde a mudança em nosso comportamento, em como os recursos ambientais são explorados, e da importância que damos para estes no nosso dia-a-dia, à responsabilidade em cobrar as pessoas e órgãos responsáveis.

Nosso projeto é baseado na ciência cidadã!

Mas o que é um Cientista Cidadão?

Este termo é o nome pelo qual chamamos as pessoas que se interessam pela ciência e que participam voluntariamente de pesquisas científicas, independente de serem profissionais da área ou não. A parceria entre pesquisadores e a sociedade promove o enriquecimento de ambas as partes! Se por um lado a participação voluntária impulsiona significativamente o acesso aos dados e a obtenção de informações sobre o objeto de estudo, a interação entre pessoas com diferentes experiências de vida tem o potencial de inovar a forma como a pesquisa e as medidas para conservação da espécie vêm sendo realizadas. Por exemplo, ao compartilharmos o conhecimento prévio que temos sobre a raia-chita e o ambiente em que vivem, sobre quais são os métodos científicos que escolhemos e o porquê estes devem ser utilizados, pretendemos:

  • Estimular a curiosidade a qual pode motivá-los a pensar em novas perguntas e hipóteses

  • Contribuir para que desenvolvam pensamento crítico sobre a forma como agimos enquanto sociedade e os impactos ocasionados sobre a espécie

  • E sobretudo promover a reconexão com a natureza e a identificação com os objetivos do projeto, de forma que nosso vínculo seja duradouro

E como você pode ser um cientista cidadão e colaborar com o projeto?

Ajude na coleta de dados

Viu uma raia-chita? Mande seu registro pra nós através do nosso formulário!

Alguns pontos importantes para prestar atenção:

  1. Se o animal apresenta ou não clásper;

  2. A largura do disco em relação à nossa escala;

  3. Se o indivíduo possui características que facilitam a identificação, como cicatrizes ou manchas diferenciadas;

  4. Observe como estava o ambiente ao seu redor, como a presença de barcos e a temperatura da água, e o comportamento do animal.

E lembre-se: Não persiga ou toque os animais observados! Além de estressá-los e aumentar o risco de acidente, tais atitudes podem configurar crime ambiental, em conformidade com o artigo 5 da Lei 9.605/1998.

Envie seu registro aqui
Saiba mais como identificar a raia-chita aqui

Através dos registros somos capazes de acessar dados que servem como base para a pesquisa, como padrões de distribuição e migração, e dados de história natural da raia-chita. Com isso podemos avaliar impactos ambientais, pensar em novas estratégias para a conservação do grupo, e entender melhor seus comportamentos e hábitos.

Seja um voluntário

Todo verão, promovemos o voluntariado no Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA), localizado no litoral norte de São Paulo. Através dele, podemos monitorar as raias presentes no PEIA, incluindo a raia-chita, e divulgar nosso trabalho por meio da educação ambiental. Realizamos atividades como o mergulho guiado, onde levamos o visitante da Ilha Anchieta para um mergulho de snorkel em um trajeto cheio de vida e conhecimento!

O nosso voluntariado ainda conta com a parceria com o Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP) abrindo a Tenda Oceano, que permite que os visitantes possam conhecer mais sobre a cultura oceânica.

Fique atento aos nossos editais através da nossa página do Instagram
Saiba mais sobre a Ilha Anchieta aqui

Divulgue nosso trabalho

Divulgando o Mergulhando na Conservação, você já ajudará muitas outras pessoas a chegarem até o projeto e contribuirá diretamente para que possamos alcançar novos mares!

Nos siga no Instagram

Atuamos principalmente na Ilha Anchieta e seu entorno

Saiba mais sobre a importância da Ilha Anchieta aqui

qUEM SOMOS NÓS?

LUCAS CITELE

Oceanógrafo, mestre pela Universidade de São Paulo (USP), com experiência em gestão ambiental, monitoramento costeiro e marinho e coordenação de projetos socioambientais. Atua em projetos de licenciamento ambiental, conservação da biodiversidade e gestão de impactos de atividades de óleo e gás, com passagem por instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Atualmente é coordenador técnico do Projeto Mergulhando na Conservação, com destaque para o desenvolvimento de ações de capacitação e coordenação do voluntariado.

THAMÍRIS KARLOVIC

Bióloga apaixonada pelo oceano, atua na aplicação de ciência de dados para a conservação marinha. Idealizou o Projeto Mergulhando na Conservação com o objetivo de aproximar ciência, sociedade e gestão, como estratégia essencial para a proteção da raia-chita e dos ecossistemas essenciais à espécie. É coordenadora geral e científica do projeto, atuando no desenvolvimento de linhas de pesquisa, divulgação científica e captação de recursos.

JOYCE MOURA

Estudante de Ciências Biológicas com habilitação em Biologia Marinha e Gestão Costeira pela UNESP (IB/CLP). Possui formação técnica em Medicina Veterinária e atua nas áreas de coleta de dados em campo, ciência cidadã, educação ambiental e coordenação da equipe de voluntariado. Desenvolveu projeto de Iniciação Científica no Laboratório de Ecologia da Reprodução e do Recrutamento de Organismos Marinhos do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), em parceria com o projeto Mergulhando na Conservação. Atualmente, atua com pesquisa de encalhes de mamíferos marinhos pelo ICMBio CMA.

FRANCESCO CHIOATTO

Graduado em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) e mestre em Oceanografia Biológica pelo mesmo instituto. Atualmente doutorando em Oceanografia Química no IOUSP, com pesquisa focada na avaliação de metais em sedimento e organismos com objetivo de estudar a bioacumulação de metais no estuário de Cananéia e Iguape, avaliar os efeitos dos metais na biota, e os riscos a saúde humana. Atuando também como voluntário no projeto Mergulhando na Conservação, principalmente nas atividades de campo.

BRUNA BOLOCHIO

Bióloga, mestre em Biologia Animal e doutora em Biodiversidade, com experiência em biogeografia e conservação. Atua em projetos de impactos ambientais terrestres e marinhos, monitoramento de fauna, e análises que visam a conservação da biodiversidade. Faz parte do Mergulhando na Conservação desde seu voluntariado em janeiro de 2025, integrando principalmente a equipe científica do projeto.

PEDRO OLIVEIRA

Estudante de Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP). Atua nas áreas de coleta de dados em campo, ciência cidadã, educação ambiental, ecologia marinha e paleoceanografia. Desenvolveu projetos de Iniciação Científica no Laboratório de Ecologia da Reprodução e do Recrutamento de Organismos Marinhos em parceria com o Mergulhando na Conservação. Atualmente, além de responsável pelas Mídias e Produtos do Mergulhando, atua em um projeto de Iniciação Científica pelo Laboratório de Proxies Marinhos para o Futuro do Oceano (Proxymar - IOUSP) avaliando as mudanças climáticas dos últimos 20 mil anos.

Acesse nossos materiais

Cartilha Mergulhando na Ilha Anchieta
Publicação do registro de reprodução
Divulgação científica do registro de reprodução
A ISRA Ilha Anchieta
A ISRA Ilha Anchieta na Shark News